Páginas

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Estudo: usuários de iPod correm risco de surdez

Estudo publicado nesta segunda-feira, encomendado pelo Comitê Científico para Riscos Emergentes e Recentemente Identificados para a Saúde (Ccreris) da Comissão Européia, aponta que entre cinco e dez milhões de europeus correm o risco de ficar surdos por causa do uso excessivo de iPods e outros tocadores de MP3.

"Entre 5 e 10% dos usuários que, por um período de pelo menos cinco anos, escutam música com aparelhos portáteis durante mais de uma hora por dia, em alto volume, arriscam ter uma perda permanente da capacidade auditiva", informou o estudo, de acordo com notícia publicada pela agência Ansa.

A pesquisa foi encomendada a partir da explosão de vendas de iPods nos últimos anos, principalmente entre os mais jovens, que em geral escutam música com o som entre 100 e 115 decibéis - o nível recomendado é de no máximo 60 decibéis.

De acordo com o texto, o uso indiscriminado dos aparelhos preocupa as autoridades da saúde pública. A Comissão Européia, agora, vai estudar medidas que podem vir a ser adotadas para proteger crianças e adolescentes dos possívis danos à audição.

0 comentários: