Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pentágono inicia programa para lançar carro voador

A agência de pesquisa do Pentágono revelou mais detalhes de seu plano para criar um carro voador. Muitas tentativas foram feitas para a implementação desse tipo de veículo e alguns dos esforços obtiveram sucesso, como o Terrafugia Transition, que é mais parecido com um avião leve que e que pode, por dobrar suas asas, operar em terra. Contudo, o Pentágono acredita ter avançado muitos passos nesta área.

A iniciativa tem o apoio da agência militar Darpa. Em janeiro, a agência, que trabalhava com idéia do carro voador pelo menos desde 2008, organizou um workshop para um novo projeto do Transition (TX). Na época, os detalhes eram imprecisos.

Agora a agência lançou uma licitação pedindo protótipos, os quais querem testar no ar até 2015. Os veículos, que terão as características de caminhonetes em terra, devem também possuir capacidade de transportar quatro tropas ou uma maca e um médico - o que sugere que a agência espera por uma frota de ambulâncias voadoras.

De acordo com o site Wired, a Darpa quer também um veículo que possa realizar decolagens e pousos verticais - sem precisar de pista.

Tudo isso, e nenhum piloto: qualquer tropa capaz de conduzir um veículo militar poderia operar um Transition. É um plano ambicioso, embora com um orçamento relativamente pequeno: a Darpa está distribuindo cerca de US$ 55 milhões para o desenvolvimento e teste de protótipos.

0 comentários: