Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Robô-planta é usado para limpar rio poluído no México

Planta Nómada é um ecossistema contido em um robô biotecnológico formado por plantas e microorganismos
Planta Nómada é um ecossistema contido em um robô biotecnológico formado por plantas e microorganismos

Tentativas de utilizar energias renováveis surgem o tempo todo, e a invenção de um artista que acredita que o ar e a água são as fontes energéticas do futuro pode contribuir não só para a obtenção dessa energia, mas também para a limpeza de rios e córregos.

A "Planta Nómada" é criação do artista mexicano Gilberto Esparza. Ela consiste em um híbrido entre máquina e planta, que carrega outras plantas e microorganismos do poluído Rio Lerma Santiago, no México.

O projeto se baseia na energia que pode ser retirada de uma célula de combustível microbiológico. Quando os microorganismos carregados pelo robô precisam de alimento, a engenhoca pode ¿ supostamente ¿ se mover na água, sugá-la por um tubo e converter alguns de seus elementos em eletricidade, sendo que parte da água serviria ainda para alimentar as plantas da máquina.

O robô se encontra em exibição no LABoral Art and Industrial Creation Centre, em Gijon, na Espanha, até o dia 24 de maio. Mais iñformações e fotos sobre o projeto podem ser vistas no site www.plantasnomadas.com/.

0 comentários: