Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Robôs e carro elétrico são protagonistas da Campus Party

A feira conta com 800 jovens procedentes de 27 países europeus
A feira conta com 800 jovens procedentes de 27 países europeus

O robô iCub e o carro elétrico Hiriko são algumas das propostas para a edição européia da Campus Party, um dos maiores eventos sobre tecnologia que começou nesta quinta, em Madri. A feira conta com 800 jovens procedentes de 27 países europeus participando desta edição especial que dura quatro dias.

Com computadores ligados em forma de casa, árvore ou torradeira e pequenos robôs que dançam, as inovações tecnológicas ocupam diversos pavilhões da Caixa Mágica, um complexo projetado pelo arquiteto francês Dominique Perrault, recentemente inaugurado nos arredores da capital.

O iCub, apresentado na Campus, é um pequeno robô branco com corpo de criança idealizado durante cinco anos por dez universidades europeias capaz de mover 54 "músculos" e sensores para ver, ouvir e cheirar, "para estudar e aprender o desenvolvimento humano", disse Sylvain Calinon, um pesquisador da Universidade de Gênova e coordenador da Campus.

Ao seu lado, Will Jackson introduziu sua criação, o "Robothespian" que com o rosto iluminado, cumprimenta o interlocutor e fala em espanhol ou inglês movendo os olhos, a boca, o tronco e os braços.

Outra inovação é carro elétrico Hiriko, que pode girar sobre si mesmo. O trabalho é de um grupo de empresas bascas, e estará pronto no final de 2011. No momento em que o governo espanhol pretende investir no desenvolvimento desta tecnologia, Hiriko é concebido como um veículo de dois lugares urbano a um custo de 9 mil euros.

0 comentários: