Páginas

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Cientistas criam uma espécie de "capa da invisibilidade"

A capa de invisibilidade sempre permeou o imaginário humano. Apesar disso, ninguém havia conseguido produzir uma tecnologia que tornasse o sonho possível. Ao que parece, isso acabou. Isso porque cienstistas da Universidade de Dallas desenvolveram um novodispositivo de camuflagem que explora uma espécie de reflexo de luz, chamado de light-bending, um fenômeno que a maioria de nós reconhece como uma miragem.

Capa de invisibilidade (Foto: Reprodução)Capa de invisibilidade (Foto: Reprodução)

O dispositivo é criado com um filamento de carbono, quando aquecido. Este efeito é conhecido como uma “deflexão fototérmica”, que faz um trabalho de “dobrar” a luz e enganar os nossos olhos. Acontece a mesma coisa quando, por exemplo, uma superfície aquática reflete o céu, em vez de seu fundo. E é a mesma miragem que atormenta os viajantes do deserto, que veem água no horizonte onde tudo o que existe é areia.

Os cientistas por trás dessa tecnologia afirmam que o carbono pode ser aquecido rapidamente, o que faz com que esses filetes se tornem transparentes. Como esses filetes podem ser produzidos com a espessura de um fio de cabelo, os pesquisadores viram a possibilidade de "tecer" sua versão da capa de invisibilidade.

No vídeo abaixo, você confere como funciona esta teoria, na prática. A invisibilidade pode ser atingida apenas com o pressionar de um botão.


Via Daily Mail

0 comentários: