Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

MIT desenvolve radar que enxerga através da parede

Radar desenvoldido pelo MIT exibe imagens em tempo real. (Foto: Reprodução)Radar desenvoldido pelo MIT exibe imagens em tempo real. (Foto: Reprodução)

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) está trabalhando em um novo tipo de radar. A nova tecnologia permite que se visualize em tempo real o que se passa atrás de umaparede. A pesquisa permitirá avanços na área da segurança, por exemplo.

Nós enxergamos a partir de ondas de luz que batem e refletem os objetos. O radar “enxerga” usando o mesmo princípio, com a diferença de que ele emite ondas de rádio e “vê” o ecoar destas ondas quando encontram objetos.

O protótipo é composto de dois conjuntos de antenas. Na parte de cima, elas recebem as ondas de rádio para compor a imagem do que se passa atrás de uma parede. Nas antenas inferiores, as ondas são emitidas para ajudar a desvendar o que se passa atrás da parede.

Paredes, todos sabemos, são elementos sólidos. Segundo os desenvolvedores do radar, 99% de cada feixe de onda é retido pela parede no momento da emissão e 99% dos que refletem para o radar são barrados pela parede no caminho de volta. Isso significa que apenas 0,0025% da força original do sinal é recebido pelo radar.

E mesmo assim é o suficiente. Gregory Charvat é um dos pesquisadores envolvidos e diz que, na verdade, a baixa taxa de retorno não é o maior desafio. O grande problema é conseguir imagens em tempo real. Sem isso, o radar seria inútil em situações onde a parede que está sendo monitorada pertence a um edifício hostil ou condenado. “Se você está em uma situação de alto risco, não quer uma imagem a cada 20 minutos”, diz.

O sistema pode operar a uma distância de até 18 m da parede. O radar que sonda o que há por detrás das paredes é capaz de oferecer um vídeo com uma taxa de 10.8 quadros por segundo. Veja como tudo funciona:

Via: MITnews

0 comentários: