Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Após grave acidente, jovem de MS sonha em voltar a andar e a estudar


Rayssa Favaro luta para voltar a andar e a estudar após acidente em Campo Grande (MS) (Foto: Arquivo Pessoal/Nara Favaro)Rayssa Favaro enfrenta maratona diária para
retomar a vida (Foto: Arquivo Pessoal/Nara Favaro)
Uma maratona de aproximadamente três horas diárias de fisioterapia. Essa é a rotina de Rayssa Favaro, de 21 anos, pouco mais de dois anos e oito meses após sofrer um grave acidente em um cruzamento na região central de Campo Grande. Segundo ela, a série inclui alongamentos, exercícios de memória, dicção, leitura e caminhar com o auxílio de um andador. Tudo isso para realizar o sonho de voltar a andar e a estudar.
No dia 21 de abril de 2009, o carro que Rayssa dirigia bateu em outro conduzido por um jovem. O veículo da garota parou cerca de 40 metros do local da colisão, no cruzamento entre a rua Bahia e a avenida Mato Grosso. A jovem teve traumatismo craniano e fratura na bacia e no fêmur. Segundo a polícia, o suspeito de provocar o acidente não tinha habilitação e havia saído de uma festa em um clube da cidade. Ele não prestou socorro à vítima.
Após ficar em coma por mais de dois meses na Santa Casa de Campo Grande, Rayssa começou a apresentar melhoras e, no dia 11 de julho de 2009, recebeu alta do hospital. A jovem teve uma lesão grave no sistema nervoso central, o que comprometeu a fala e os movimentos, principalmente do lado direito, que ficou paralisado.
Rayssa Favaro luta para voltar a andar e a estudar após acidente em Campo Grande (MS) (Foto: Arquivo Pessoal/Nara Favaro)
Desde então a recuperação tem sido constante na vida da jovem. Por três vezes, ela passou por tratamento em um hospital em Brasília. “Minha vida não vai acabar sem eu voltar a andar, sem me formar, casar, ter filhos. Não vai”, diz Rayssa.
Da última vez que foi ao hospital, a equipe médica adiantou à jovem que testes vão apontar se ela já está apta a voltar aos estudos. “Desde criança quis fazer Direito. Quero ser delegada. Quando sofri o acidente, estava no terceiro semestre do curso. É esse sonho de voltar a estudar que me motiva a acordar todos os dias e ter muita força de vontade para vencer todas as minhas dificuSempre acompanhando a jovem, a mãe e supervisora escolar Nara de Oliveira Favaro conta que a filha é bastante determinada em suas metas. “Outro dia ela decidiu que ia pronunciar o 'r' direito. Treinou, treinou e hoje já fala normalmente. Antes ela não conseguia comer sozinha, agora consegue até cortar a própria comida. Já já ela vai conseguir voltar a escrever”, diz.
Rayssa acredita que a chave para sua recuperação é a determinação. “Quem enfrenta problemas como o meu precisa ter força sempre, muita determinação. Pode ser muito demorado, mas a hora chega. Não se pode desistir nunca”, conclui.
Rayssa Favaro luta para voltar a andar e a estudar após acidente em Campo Grande (MS) (Foto: Felipe Bastos/G1 MS)


A jovem revela que o acidente interrompeu alguns sonhos, mas que, a cada obstáculo ultrapassado, a vontade de vencer só aumenta. “Queria poder me arrumar sozinha. Poder ir para onde eu quiser, quando quiser. Tenho saudades de dirigir. Eu sou assim, quando coloco uma coisa na cabeça, corro atrás e não desisto. Minha meta para este ano é voltar a andar e voltar para a faculdade e eu vou conseguir”, afirma Rayssa.


0 comentários: