Páginas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pessoas que entram no Facebook para encontrar amigos acabam ainda mais sozinhas


Os internautas solitários adicionam pessoas desconhecidas e conhecidos no Facebook na maioria das vezes, segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Waterloo, no Canadá. O estudo mostra que ao agir desta maneira as pessoas se sentem ainda mais sozinhas.
facebook
Nele, é demonstrado que as pessoas com baixa auto-estima tendem a divulgar informações pessoais em excesso na rede social. Apesar de muitos postarem o que estão fazendo o tempo todo, essas mesmas pessoas não gostam de ler as atualizações dos outros.
Durante a pesquisa, foram avaliadas as atualizações de status dos entrevistados. Os internautas mais "solitários" afirmaram que o Facebook é "um lugar seguro que reduz o risco de difíceis situações sociais". De forma resumida, as pessoas introvertidas podem acreditar que se tornaram mais extrovertidas e populares na Internet.
Uma das pesquisadoras, Amanda Forest, destaca ter notado a dificuldade dos entrevistados em julgar outras pessoas pelo que elas próprias fazem. Ela ainda afirma que metade da lista de amigos de cada pessoa no Facebook é composta por pessoas estranhas ou conhecidas, mas não amigos íntimos.
Os envolvidos no estudo concluíram que o relacionamento com estranhos não melhora os problemas de solidão dos internautas e é preciso que estes procurem um psicólogo para orientá-los a conhecer novos amigos.

0 comentários: