Páginas

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Estudantes criam luvas capazes de traduzir sinais em sons

Equipe inventora das luvas Enable Talk faz demonstração durante a Imagine Cup, da Microsoft, na qual foi a grande vencedora. Foto:  Divulgação
Equipe inventora das luvas Enable Talk faz demonstração durante a Imagine Cup, da Microsoft, na qual foi a grande vencedora

Uma equipe de estudantes ucranianos criou um sistema chamado Enable Talk, que permite que pessoas com deficiências de audição e fala se comunique através de luvas que traduzem sinais em liguagem sonora. A invenção foi a grande vencedora da olímpiadas tecnológicas da Microsoft, a Imagine Cup, que teve cerimônia de premiação esta semana sem Sydney, Austrália. Segundo o site do jornal Daily Mail, a conversão de linguagem é viabilizada por um aplicativo de smartphone.
As luvas são compostas por uma série de elementos como sensores flexíveis, sensores de toque, gisroscópios, acelerômetros e também células de captação de energia solar, que ajudam a manter o aparato carregado.
Por meio do aplicativo, os usuários das luvas Enable Talk podem programar sua própria linguagem de sinais, que depois será reconhecida pelo programa.
A invenção ainda está na fase de protótipo, mas o time por trás dela está confiante de que o sistema ainda virá a mudar a vida de muitas pessoas. "Nossa inspiração foi ajudar os nossos amigos que tem audição ou fala prejudicada a ser capazes de se comunicar como qualquer outra pessoa", disse o programador Maxim Osika, um dos desenvolvedores do Enable Talk.
De acordo com os inventores das luvas, o protótipo custou cerca de US$ 77,5, e a intenção deles é lançar no mercado um produto de preço acessível.

0 comentários: