Páginas

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Número de colaboradores na Wikipedia diminui a cada ano


Wikipedia , maior enciclopédia online, tem como principal característica a colaboratividade. Voluntários de todo o mundo podem participar adicionando e corrigindo informações nos milhões de artigos disponíveis para leitura. O número de editores, porém, está diminuindo anualmente, de acordo com a revista americana The Atlantic, o que pode ameaçar o futuro do serviço.
Wikipedia está perdendo colaboradores a cada ano que passa (Foto: Reprodução)Wikipedia está perdendo colaboradores a cada ano que passa (Foto: Reprodução)
Em meados de 2007, ano considerado o auge da Wikipedia, o número de editores ativos – isto é, pessoas que fizeram mais de 5 edições por mês – na versão em inglês da enciclopédia estava em torno de 50 mil pessoas. O índice caiu para 40 mil um ano depois e atualmente está beirando os 30 mil usuários.
O número de novos administradores da Wikipédia também está diminuindo. Entre os meses de outubro e dezembro de 2005, 176 pessoas viraram administradoras da enciclopédia livre; nos últimos meses, o número não tem passado de um ou dois. Os administradores têm papel fundamental no serviço: são responsáveis por organizar artigos, categorizar conteúdos e reverter vandalismos de usuários.
Para incentivar a vinda de novos colaboradores, o fundador Jimmy Wales, prometeu liberar um editor simplificado, facilitando a inclusão de informações por pessoas que não conhecem a linguagem de marcação do MediaWiki, software por trás da Wikipédia. Os elementos visuais do serviço também estão sendo ajustados para mostrar aos usuários que a enciclopédia pode ser editada, recurso que muitos ainda não conhecem.

0 comentários: