Páginas

terça-feira, 10 de julho de 2012

Tecnologia multitoque + Kinect: novas fronteiras da Microsoft


Estranhou o fato de a Microsoft ter anunciado a compra da Perceptive Pixel, que desenvolve grandes telas sensíveis ao toque, hoje, durante a Worldwide Partner Conference (WPC), que acontece em Toronto, no Canadá? Pois não devia.
Desde o início da década a Microsoft vem investindo pesado no desenvolvimento das grandes telas multitoque.  Desse investimento surgiu a mesa Surface. E também o TouchWall. E oWindows Touch.
E este ano, em março, apresentou o projeto do Wearable Multitouch Projector (vídeo), do Microsoft Research.
O projeto, baseado em um Kinect e um projetor portátil, transforma qualquer superfície em uma tela sensível ao toque, multitoque, que se adapta às dimensões da ‘parede’, da mesa, ou até de uma folha de papel.
Diante de tudo isso, a compra da Perceptive Pixel faz todo sentido. E não só para ampliar a colaboração no mercado corporativo, em setores como educação, entretenimento, mídia e outros onde a necessidade de visualização de dados é grande, como óleo e gás, defesa e inteligência. A estratégia da Microsoft vai além.
A Microsoft pretende levar o Windows 8 para outros ambientes além do desktop. Já surpreendeu o mundo com o tablet Surface, que tem o mesmo nome da mesa inteligente apresentada em 2008. Agora, com a Perceptive Pixel, passa a dominar a produção de uma das maiores fabricantes de telas LCDs multitoque de 27″, 50″ e 82″, ideiais para monitores como os dos iMac e dos PCs All In One, TVs e telões. E com o projetor multitoque “vestível”, a qualquer superfície.
Lembra das paredes da casa do futuro projetada por Bill Gates? Pois é, estamos quase lá…

0 comentários: