Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Empresa cria o VLC, carro futurístico de apenas 635 kg


A Edison2 é uma empresa que se dedica a projetar conceitos de automóvel futurísticos. O projeto mais recente do estúdio é o VLC (Very Light Car), sigla para o que, em português, significa "carro muito leve". O design fluido do protótipo tem a função de criar um coeficiente aerodinâmico mais baixo, que garante um veículo mais eficiente, além de divertido de conduzir.
Super leve, o carro  tem configuração para dois ocupantes (Foto: Reprodução)Superleve, o carro tem configuração para dois ocupantes (Foto: Divulgação)
O VLC 4.0 foi pensado para ser um carro de dois lugares voltado para as necessidades do futuro: a máquina pode admitir motores elétricos, sistemas híbridos e até mesmo unidades convencionais a combustão.
Um ponto realmente interessante do modelo foi a solução criada para a suspensão, que apresenta um complexo esquema, capaz de agregar molas e sistemas de freio no interior da roda. Segundo os criadores, isto permite que o veículo tenha um comportamento dinâmico que garante prazer ao motorista, deixando o carro mais estável. No entanto, a complexidade do sistema, que deve gerar custos de produção e manutenção, além de exigir o uso de pneus mais estreitos, que não são exatamente fáceis de encontrar.
No detalhe, a suspensão inovadora do VLC (Foto: Reprodução)No detalhe, a suspensão inovadora do VLC (Foto: Divulgação)
Outro aspecto em que  VLC se destaca é a leveza: a versão para as ruas pesaria 635 Kg contra os pouco mais de 1000kg dos veículos convencionais. Diferente das tentativas inovadoras de montadoras e estúdios independentes, o carro é feito de metais comuns, como alumínio e aço. O uso desses materiais permite vislumbrar a produção comercial do automóvel, uma vez que tendem a manter os custos de produção sob controle.

0 comentários: