Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Fotógrafo sueco cria panorama interativo para visualizar aurora boreal


Quem já desejou ver o fenômeno da aurora boreal agora pode ter uma ideia virtual de como ele ocorre. Graças a um projeto do fotógrafo sueco Göran Strand, que criou uma panorâmica de 360 graus, qualquer pessoa pode visualizar o espetáculo de luz cósmica, resultado de um enorme vento solar que atingiu a Terra em março de 2013.
Aurora boreal registrada por panorâmica feita pelo fotógrafo Göran Strand (Foto: Reprodução/Petapixel)Aurora boreal registrada por panorâmica feita pelo fotógrafo Göran Strand (Foto: Goran Strand)
O registro, que durou quatro horas, é composto de 2.464 imagens RAW que somaram cerca de 30 GB de espaço em disco. As imagens foram capturadas com uma lente de olho de peixe circular, que ajudou o fotógrafo capturar toda a cena acima e em todas as direções com exposições individuais. O time-lapse gera um efeito incrível.
Para alcançar este resultado, no entanto, o fotógrafo “sofreu”. Ele teve que converter cada foto esférica para uma nova projeção que pudesse se encaixar no ambiente da fotografia maior. O que se vê nesta panorâmica interativa são somente dois minutos de uma atividade de quatro horas da aurora.

0 comentários: