Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

Plástico 'especial' pode criar sensação de botões físicos em telas touch


A empresa Stragegic Polymers está desenvolvendo uma tecnologia que vai interessar aos usuários de telas sensíveis ao toque. Os engenheiros criaram um material que pode ser deformado, gerando a sensação de teclas físicas em um display touch toda vez que alguém precisar escrever, por exemplo.
Material que reage a campos elétricos pode garantir teclas físicas a telas touch (Foto: Reprodução)Material que reage a campos elétricos pode garantir teclas físicas a telas touch (Foto: Reprodução)
A companhia pode ter alcançado a tecnologia para a implementação desse tipo de recurso a partir da descoberta de um material plástico capaz de reagir rápido e de maneira sensível ao tato humano. De acordo com a empresa, ele oferece até 10% de deformação.
Historicamente, substâncias que reagem a estímulos físicos e que precisam ser moldados para um formato preestabelecido, acabavam sempre divididas em dois grupos. Há aqueles que sofrem deformações perceptíveis, mas demoram muito para reagir, e os que respondem muito rápido, mas mudam de maneira imperceptível.
O polímero desenvolvido pela companhia funciona aplicando um princípio físico comum a todos os materiais dielétricos (isolantes) conhecidos. Quando submetidos a aplicação de um campo elétrico, eles sofrem alterações em seu formato. Os engenheiros da Strategic Polymers descobriram um elemento que pode ser programado para reagir em padrões predeterminados.
De acordo com a empresa, o produto estará disponível para a indústria no ano que vem. A ideia de ter um aparelho com tela sensível ao toque que mantenha a comodidade de teclados físicos pode ser a próxima grande revolução nos smartphones e tablets.

0 comentários: