Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Smartphone para deficientes visuais usa tela em braille


O primeiro smartphone do mundo para deficientes visuais está a caminho. O projeto está sendo desenvolvido pelo Centro de Incubação de Inovação e Empreendedorismo, localizado no campus IIM Ahmedabad, na India, e se baseia em um display com pequenos pontos em relevo que podem deformar a tela do aparelho, criando uma leitura em Braille do conteúdo que o celular apresenta.
Smartphone em Braille está sendo desenvolvido na India (Foto: Reprodução/The Times of India)Smartphone em braile está sendo desenvolvido na
India (Foto: Reprodução/The Times of India)
O aparelho possibilita que deficientes visuais leiam SMSs, e-mails e qualquer outro tipo de conteúdo escrito, graças a uma tecnologia inovadora que eleva o conteúdo da tela do smartphone para transformá-los em padrões "tocáveis". “A resposta durante o teste tem sido muito grande. Ele vem mais como um companheiro do que como um telefone para o usuário. Pretendemos fazer versões mais avançadas do smartphone no futuro”, conta Sumit Dagar, um dos principais responsáveis pelo projeto.
O aparelho também utiliza uma tecnologia chamada Shape Memory Alloy, que se baseia no conceito de que metais voltam ao seu formato original. Ou seja, eles podem expandir e retornar à sua forma após a utilização. O telefone possui uma tela com pinos que se movem para cima e para baixo automaticamente. Sua grade tem um display em Braille onde os pinos representam uma letra. Todos os outros elementos serão exatamente como em qualquer outro aparelho. “Criamos o primeiro smartphone em Braille do mundo”, afirma Sumit Dagar.
A novidade é muito boa, mas ainda não há previsão de lançamento ou nenhuma informação sobre valores. O trabalho está sendo financiado por meio de um programa bienal da Rolex Awards, que escolhe cinco pessoas em todo o mundo para receberem investimentos para a realização de seus projetos.

0 comentários: