Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Tumblr é vendido para o Yahoo; entenda o que muda


Recém-anunciado como produto do Yahoo, o Tumblr passará por mudanças. Dentro do previsto está a mescla de serviços, ou seja, o conteúdo da plataforma de microblogs passa a ser incluído nas buscas do portal e no feed de notícias personalizado.
Em contrapartida, o Tumblr passa a oferecer todo seu enorme banco de dados de imagens e o principal: os usuários. A expectativa é que a audiência da rede aumente em 50% com o público redirecionado do Yahoo.
Menu principal do Tumblr (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro) (Foto: Menu principal do Tumblr (Foto: Reprodução/Carolina Ribeiro))Menu principal do Tumblr (Foto: Reprodução)
A rede de blogs é famosa por sua comunidade agregadora e livre, que reúne de gifs animados a material pornográfico, tamanha a liberdade do site. A compra assustou alguns usuários do Tumblr e, só na última segunda-feira (20), o Wordpress registrou milhares de posts vindos do site. A preocupação dos usuários é justificável por conta do histórico negativo do Yahoo de encerrar serviços de sites comprados ou de até mesmo torná-los menos interessantes, como o Geocities e o Delicious.  
A CEO responsável pela transação, Marissa Mayer, declarou que “não vai estragar a rede de microblogs” e que “empresas são feitas de pessoas”. A postura de Mayer é uma tentativa de mostrar o valor dos usuários da rede de microblogs para o portal e também mostra a consciência do medo generalizado de que o Tumblr se estrague após a compra.
Além disso é previsto um sistema de monetização – ainda não publicado – já que o Tumblr não rende lucros e sobrevivia majoritariamente de investimentos de outras empresas. O site, originalmente não possui propagandas por conta dos interesses de seu diretor, David Karp, mas é possível que elas sejam implementadas pelo Yahoo. Marissa disse ainda que as empresas vão buscar um modo de implantar a publicidade de forma amigável.

0 comentários: