Páginas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

5 mudanças que acontecem no corpo de quem deixa de consumir açúcar

Cada vez mais comum ouvirmos falar a respeito dos malefícios do açúcar, e se o que você precisa é de provas para reavaliar um pouco seus hábitos alimentares, talvez esteja na hora de mudar o foco e, em vez de pensar nos malefícios que o consumo de açúcar traz à sua saúde, se animar com os benefícios que uma dieta sem açúcar pode trazer.  
O Metro publicou uma relação de mudanças que acontecem no corpo de uma pessoa que deixa de consumir açúcar industrializado – até porque é preciso lembrar sempre que frutas e legumes têm açúcar natural, e a ideia não é deixar de consumir esses tipos de alimentos. Confira:

1 – A pele fica mais bonita e mais jovem

Se você tem espinhas e não gosta disso, talvez deixar de consumir açúcar industrializado seja uma boa solução. Ainda que a relação entre acne e alimentação seja controversa, inúmeros estudos são realizados para tentar comprovar que aquilo que comemos pode fazer, sim, com que a nossa pele tenha mais espinhas – uma análise científica realizada em 2013 comprovou que o consumo de açúcar tem impacto direto nas inflamações de pele.
Isso acontece porque o açúcar que consumimos é absorvido muito rapidamente pelo nosso sangue, o que desregula o funcionamento dos nossos hormônios – inclusive o da insulina –, e isso pode aumentar a secreção de oleosidade na pele, dando origem às temidas espinhas.
A quantidade de açúcar que uma pessoa ingere também está relacionada com a forma como essa pessoa envelhece. Um estudo realizado pela Leinden University revelou que pessoas com idades entre 50 e 70 anos e que tinham altos níveis de açúcar no sangue aparentavam ser mais velhas do que realmente eram.
De acordo com Dr. Ross Perry, dermatologista, isso acontece porque o excesso de açúcar na alimentação prejudica a qualidade do colágeno e da elastina, substâncias essenciais à saúde da pele. Qual é a consequência disso? Mais rugas.

2 – Você consegue dormir melhor

O açúcar vai embora e sua rotina de sono muda, quase que magicamente. Um estudo recente conseguiu, finalmente, comprovar: de todos os elementos da nossa dieta, o açúcar e a gordura saturada são os dois que mais prejudicam nosso sono. Se você tem dificuldades para dormir, cortar o doce da sua vida pode ser um bom remédio.

3 – Seu coração vai agradecer

De acordo com o cientista cardiovascular James. J. DiNicolantonio, autor de um estudo sobre o tema, deixar de consumir açúcar industrializado faz com que nosso coração fique muito mais saudável.
Em sua pesquisa, DiNicolantonio conseguiu provar que a substância doce aumenta o risco de doenças cardiometabólicas e que o açúcar, inclusive, pode ser tão prejudicial para quem tem hipertensão quanto o sódio – só para você ter ideia, aqueles cuja alimentação consiste em 25% ou mais de calorias advindas de açúcar têm três vezes mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que as pessoas que não consomem açúcar.

4 – Até o humor melhora

Alimentos ricos em açúcar, quando consumidos por mulheres na época da menopausa, estão associados com o aumento de casos de depressão. Isso acontece, de novo, porque o açúcar é enviado à nossa corrente sanguínea muito rapidamente. Em termos de humor, essa inundação doce faz com que a pessoa se sinta irritada e sem paciência.

5 – Sua memória vai ficar tinindo

Taí um assunto que é de interesse de todos: ter uma boa memória. Se essa é uma preocupação sua, talvez esteja na hora de apostar em um cardápio sem açúcar. Já é comprovado que ingerir alimentos ricos nesse ingrediente é algo que desorganiza nossas funções cerebrais – no caso dos animais, a abstinência de açúcar está relacionada a uma melhora considerável na memória. Dá para você tentar também!

0 comentários: