Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

Apagou um arquivo do celular sem querer e quer resgatá-lo? Saiba como


Pode acontecer de diversas formas. Você pode ter excluído sem querer ou eliminado propositalmente, mas se arrependido logo depois. Seja como for, não fique desesperado: é possível restaurar arquivos, como fotos e vídeos, do seu dispositivo. Até recuperá-los, não grave novos dados no smartphone.

Quando excluímos uma imagem, ela só desaparece completamente ao limparmos a memória do aparelho ou ao usarmos o espaço para novos arquivos. Basicamente, existem duas maneiras de armazenar, na memória interna ou externa, e dois modos de restaurar, com ou sem acesso root [processo que gera permissões de administrador].

Antes de mais nada, faça um teste no seu celular. Tire uma foto ou faça um vídeo descartável e tente recuperá-lo. Assim, você saberá como fazer antes de perder algo realmente relevante e ter que lidar com a situação sem preparo.

Se seu celular costuma "sumir" com fotos, crie o hábito de fazer backup de seus arquivos. Mande documentos e imagens para algum serviço de nuvem ou para seu email, ou os grave em outro lugar.

Baixe um app com gerenciador de aplicativo, como o File Expert (http://zip.net/bqtb8D). Isso facilita a sua vida de várias maneiras, não apenas para recuperar fotos e vídeos, mas para organizar o espaço interno e ganhar eficiência. Caso exista um gerenciador em seu aparelho, verifique se há a opção de reciclagem e a habilite.

As dicas abaixo valem para dados armazenados em memórias interna ou externa e são dedicadas a quem usa Android, mas outros sistemas operacionais possuem opções semelhantes.

Sem Root

Reprodução

Photo Recovery é gratuito e tem interface simples, mas apresenta muitas propagandas. Ainda assim, vale instalá-lo e driblar os anúncios. Ao abrir o Photo Recovery, surgirão dois modos de recuperação no aplicativo, "Método 1" e "Método 2". A diferença entre eles é a profundidade da busca e, consequentemente, o tempo que levará para recuperar um arquivo excluído. O algoritmo escolhido buscará o que foi deletado e mandará para a pasta "ALL_RECOVERED".

Reprodução
Recuperar arquivos usando um PC também funciona para tentar resgatar dados de dispositivos danificados. A versão gratuita do Recuva trabalha bem para resgatar arquivos perdidos em diversos tipos de dispositivos. Instale o software em seu PC e conecte seu aparelho por meio de um cabo USB. Depois, selecione o lugar no qual o Recuva deve fazer a busca. Quando a busca for concluída, é possível ver o tamanho do arquivo e o estado em que ele se encontra, se está excelente ou se é irrecuperável.

Com Root


Reprodução

O Undeleter necessita de acesso root e é eficiente. Quanto mais arquivos você excluiu, mais tempo será necessário para recuperá-los. O aplicativo reconhece e recupera arquivos com praticamente qualquer extensão, como documentos, imagens, músicas, e-books, registros de chamadas, SMS e conversas WhatsApp. Para readquirir imagens, o Undeleter irá executar uma varredura profunda. Você pode refinar o resultado e selecionar o tipo de arquivo. Ao encontrar, por exemplo, a foto desejada, escolha o local onde deseja salvá-la.


0 comentários: