Páginas

terça-feira, 26 de abril de 2016

Placa "clone" de Arduino tem tamanho de uma pilha AA

O engenheiro sueco Johan Kanflo criou uma espécie de clone da plataforma Arduíno que é literalmente do tamanho de uma pilha AA.

Segundo Kanflo, ele buscava uma placa Arduino pequena para seus projetos do tipo faça-você-mesmo. Até então ele usava a "Tiny328", porém seu formato não condizia com que o engenheiro queria: que ela coubesse exatamente em um compartimento de pilhas. E uma impressora 3D não estava ao seu alcance.

Foi quando ele decidiu fazer sua própria placa. Batizado "AArduino", o controlador teve seus pólos invertidos para funcionar no espaço ocupado por uma pilha. Ao lado delem duas pilhas fornecem energia para a placa.

Por ser menor, ele fez o dispositivo funcionar com uma voltagem mais baixa, rodando a 8MHz. O projeto do AArduino está disponível no GitHub, incluindo toda a programação que Kanflo utilizou para fazer o mini computador funcionar. 
 
Arduino é uma ferramenta para criar dispositivos eletrônicos que são controlados por um software escrito numa linguagem de programação específica que é instalada num computador. O programa é criado no computador e transferido para o dispositivo que utiliza a placa Arduino. Equipamentos feitos com Arduino podem captar sinais do meio ambiente, como temperatura ou movimento,por exemplo, ou executar tarefas ou transformar-se em objetos de arte, brinquedos ou acessórios.

0 comentários: