Páginas

sábado, 30 de abril de 2016

Stephen Hawking anuncia nova iniciativa para encontrar vida alienígena


No ano passado, o bilionário russo Yuri Milner havia anunciado que investiria parte de sua fortuna - US$ 100 milhões - na busca por sinais de vida alienígena. Na ocasião, o físico britânico Stephen Hawking anunciou apoio ao projeto, o chamado “Breakthrough Listen”.
Não suficiente, Milner revelou nessa semana que apostará mais US$ 100 milhões ao lançar uma nova etapa da iniciativa "Breakthrough", o “Breakthrough Starshot”. 
O programa será dedicado a desenvolver minúsculas naves espaciais que, eventualmente, poderão viajar em até 20% da velocidade da luz. Isso permitirá aos módulos espaciais passarem por Plutão em três dias e alcançar seu destino, a estrela Alfa Centauri, em apenas 20 anos.
O plano é que cada nave carregue câmeras e conte com um GPS interno para buscar no espaço profundo planetas que possam ser habitáveis. Algo que Hawking defende como necessário para a sobrevivência da vida humana.
“A terra pode ser um lugar maravilhoso, mas pode não durar pra sempre. Cedo ou mais tarde, nós devemos buscar pelas estrelas”, disse o físico durante a apresentação do projeto.
O “Breakthrough Starshot” é encabeçado pelo diretor do Ames Research Center da NASA, Pete Worden, que disse que a equipe contará com cientistas e engenheiros do mundo todo e se inspirará em grandes missões, como Apollo e Voyager, para dar início a área dos vôos interestelares. 

0 comentários: