Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Elon Musk abre academia digital para treinar robôs

 tecnologia de formação

Elon Musk lançou uma “academia digital” para treinar robôs. O sistema open source, batizado de OpenAI Gym, ajudará desenvolvedores a criarem soluções de inteligência artificial. O movimento é surpreendente, ainda mais se pensarmos que o empreendedor que, em 2014, afirmou que AI representava um risco para a raça humana.

“Acho que deveríamos ser mais cuidados sobre inteligência artificial”, comentou, durante um simpósio do MIT. Pelo visto, suas opiniões mudaram nos últimos meses ao ponto de orientar esforços para impulsionar recursos de aprendizado de máquinas que ajudem a criar robôs e dispositivos mais inteligentes.

Greg Brockman e John Schulman, cientistas da OpenAI envolvidos no projeto, publicaram um artigo em um blog da companhia anunciando o lançamento da versão beta da OpenAI Gym, um kit de ferramentas para desenvolvimento de algoritmos de aprendizado. “Construímos a solução, originalmente, para nosso próprio uso. Esperamos, contudo, que seja útil para a comunidade”, afirmaram.

A tecnologia pode ser uma ferramenta usada por programadores para ensinarem sistemas inteligentes a aprenderem e desenvolverem mecanismos de assimilação mais complexos. Ou seja: tornar máquinas espertas ainda mais espertas.

Musk é um dos líderes da OpenAI, uma organização avaliada em US$ 1 bilhão lançada há alguns meses que tem entre suas missões ajudar a encontrar inovações em inteligência artificial para o benefício da humanidade.

A Tesla Motors tem usado algoritmos de aprendizado de máquinas para criar um sistema piloto automático em seus carros. Além disso, a SpaceX, outra empreitada do executivo, explora o conceito na tentativa de viabilizar maneiras de transporte ao espaço.

O foco da OpenAI, de reforçar o aprendizado, é um campo de machine learning que envolve o avanço de temas como tomada de decisão e controle motor. Segundo a companhia, no seu caso, a ideia é aplicar isso para construir sistemas capazes de tomarem decisões sequenciais.

0 comentários: